quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Luta Contra A Fome Está A Ser Prejudicada

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), Ángel Gurría, considerou ontem   em Paris que o aumento dos preços dos alimentos e das matérias-primas afecta os esforços para combater a pobreza e a fome e ameaça arrefecer o crescimento económico.
Esta foi a reacção de Gurría ao anúncio do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de incentivo junto do Grupo dos Vinte (G-20) da luta contra a volatilidade dos preços das matérias-primas.
“Os mercados agrícolas foram sempre voláteis, mas se os Governos actuarem de forma conjunta contra essas oscilações podem atenuar e tornar menos vulneráveis os consumidores e protegerem os produtores”, afirmou o líder da OCDE em comunicado. Gurría pediu “maior transparência aos mercados” que precisam “de informação pública sobre a produção de curto prazo, consumo, reservas e perspectivas a médio prazo. Uma maior transparência ajudaria na tomada de decisões e evitaria o pânico do mercado”, disse ele.
A OCDE considerou que “o comércio é importante para a segurança alimentar, já que os mercados internacionais podem amortecer os choques de oferta e procura que afectam os países e garantir a segurança alimentar a longo prazo para os países com capacidade limitada de produção de alimentos”.

Fonte: jornaldeangola

Sem comentários:

Enviar um comentário